As marmotagens em Santa Maria continuam, especialmente na casa de pai Maicom com seu “Exú Zé Pilintra”, fumando Narguilé como se fosse de origem árabe e ainda por cima jogando bilhar,contudo isso e mais a corte de carnaval
com pais de santo de rosário do sul ,tudo isso e uma palhaçada com descarrego de abacaxi e na outra festa era com repolho,quando vão parar de brincadeira com a religião e entidades.
Ressalto abaixo sobre Zé Pilintra (Filintra) É Mestre e é muito respeitado. Em poucas reuniões não aparece seu Zé. e o local sagrado onde vivem os Mestres do Catimbó, religião forte do Nordeste, muito aproximada da Umbanda, mas que mantém suas características bem independentes. Na Jurema, Seu Zé, não tem a menor conotação de Exu, a não ser quando a reunião é de esquerda, por que o Mestre tem essa capacidade, tanto pode vir na direita quanto na esquerda. Quando vem na esquerda, não é que venha para praticar o mal, é justamente o contrário, vem revestido desse tipo de energia para poder cortar com mais propriedade as negatividades e assim ajudar mais facilmente aos que dele necessitam.
No Catimbó, Seu Zé usa bengala, mas pode ser qualquer cajado, fuma e bebe cachaça. Dança Côco, Baião e Xaxado, sorri para as mulheres, abençoa a todos, que de maneira carinhosa e respeitosa o abraçam, pedindo a ele DE todo o axé posivel.
Zé Pilintra ou Filintra como queiram chamar de nenhum modo se torna exú, foi e sempre será mestre.
Então não confundam Exú com Mestre da Jurema.