Marmota Brasil: Reveillon Praça dos Orixás - Brasilia

Traduzir - Translate - traducir -übersetzen - traduire

EMAIL

SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO E-MAIL MARMOTABRASIL.RJ.SP@GMAIL.COM -- BRASILIA E GOIÁS E MINAS GERAIS MARMOTABRASIL_DF@YAHOO.COM.BR -- RIO GRANDE DO SUL E ENTORNO MARMOTABRASIL_RS@YAHOO.COM.BR
PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO MARMOTA BRASIL

Clique aqui para responder ao questionário

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Reveillon Praça dos Orixás - Brasilia



A equipe do Marmota Brasil que esteve presente na festa de Homenagem ao Orixá Iemanjá e Oxum, visando encontrar muitas palhaçadas neste, graças ao bom Olorum vimos somente 5 fatos bem tensos.
Cremos que Brasília aprendeu como dar uma boa festa (Realmente muito linda) aonde as marmotagens caíram mais de 90% na praça dos orixás.
O presidente da Federação de Umbanda e Candomblé  Rafael com sua nova gestão de diretores, filiados, colaboradores diretos e indiretos não deixou a desejar a festa de homenagem a Yemanjá e Oxum foi muito bem representada e de fato bem linda, realmente linda, sem contar na queima de fogos que cobriu toda a Praça dos Orixás, 8 minutos de puro extase, aonde adpetos da religião e afins clamavam a chegada do todo poderoso Orixá  OGUM.
Não posso deixar de contar o que presenciei , de fato tivemos realmente uma amenisada na questão quanto a Difamação, Mistificação de nossas belas entidades, porém em  uma das tendas instaladas na orla do Lago Paranoá a Yalorixá Vilma de Oyá (Gueremejí) estava supostamente encorporada com vovó (Tia Maria-Egún) enquanto se tocava para orixás em Kêtu, não posso também deixar de ressaltar que em outra tenda do barracão que é do entorno de Brasilia (Pedregal) tinha um suposto Caboclo de Pena encorporado de sapato branco; agora me diga desde quando espirito precisa de calçados? Ainda mais caboclo?
A festa de homenagem aos orixás durou mais ou menos 12 horas de festividade, dentre eles estavam os grupos que se apresentaram Xaxará de Prata, Oyá Bagan, Óbará, Ase Dudu, Os Criolos, Requebrart, Pé de Cerrado e Orquestra Rumpilezz(Salvador-BA), a praça dos orixás recebeu um número estimado de pessoas, mais 30.000 pessoas passaram por lá,
O cortejo de pedido de benção e agradecimento ao orixá Yemanjá e Oxum, regido pela a ex-presidente da federação Marinalva de Ogum, seguiu para o palco central aonde teve uma roda de santo entoando rezas de Nagô, logo em seguida foi entregue ao povo de outras nações, assim como Bantu – Angola não deixando a sua cultura de raiz entrar em extinção, por demais passou Kêtu, Jeje...
Exatamente a meia noite o cortejo saiu do palco e foi entregar o presente das santas na água, momento lindo e bem sutil.
Sentimos também a falta do “Pai de Santo” Rogerio de Oyá, no qual ele com sua irmã Betinha de Oxum são/eram integrante do grupo afro ASÉ DUDU, pois sabemos que ainda continua em pena de libertade privada.
Após a queima de FOGOS, fizeram um toque para Exú(Umbanda) em redor da  imagem de Exú, aonde poucas pessoas receberam as entidades,diferente do ano passado, essa virada de ANO com certeza entrará para a história em questão de marmotagem.
No mais parabenizamos Brasilia a Federação e a todos por terem feito uma festa muito linda e “sem” Mistificações.
Ikáro Matarazzo




Nenhum comentário:






.